Boas-vindas
Diz o poeta que mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Mas nestes tempos difíceis e incertos que atravessamos há uma certeza que permanece: a de que todos podemos esperar que o Ministério Publico e todos os seus agentes saberão assumir plenamente as funções em que se encontram investidos contribuindo decisivamente para uma justiça que, de olhos postos na comunidade, se quer célere e eficaz.
É verdade que não podemos ver-nos a nós próprios senão através do olhar dos outros.
Por isso, da nossa parte, importa reforçar a confiança dos cidadãos nas instituições judiciais (e no Ministério Público, em especial), demonstrando que estas prosseguem, apenas, o interesse geral, no respeito pela lei e dentro de um prazo razoável.
Temos de reconhecer que assiste à comunidade o direito a ser informada sobre a atividade dos tribunais a fim de poder exercer cabalmente a sua função de crítica, controle e supervisão pública, cabendo às instituições judiciárias, de uma forma moderna e transparente e salvaguardando o equilíbrio dos interesses em jogo, proporcionar-lhe o acesso a essa informação.
Daí, também, a importância deste site onde, estou certo, que com tempo, esse «compositor de destinos e tambor de todos os ritmos» nas palavras de Caetano Veloso, em tempo incerto mas num futuro certo, alcançaremos tal objetivo.
O Magistrado do Ministério Público Coordenador
Domingos Fernando Gomes dos Santos
Procurador da República